Ícone da publicidade, Washington Olivetto criou propagandas emblemáticas; relembre

  • 13/10/2024
(Foto: Reprodução)
Publicitário produziu os únicos dois comerciais brasileiros presentes na lista dos 100 maiores do mundo de todos os tempos, além de ter sido eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Publicidade. Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira Divulgação O publicitário Washington Olivetto morreu neste domingo (13), aos 73 anos. Ele estava internado no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada. Ícone da publicidade mundial, Olivetto criou uma série de propagandas emblemáticas, obras que o tornaram um dos publicitários mais premiados de todos os tempos. Campanhas que deram o que falar e marcaram o imaginário popular por décadas foram desenhadas por Olivetto, como os famosos comerciais da Bombril e as marcas da companhia, incluindo o amaciante Mon Bijou e o pinho Bril, estreladas pelo ator Carlos Moreno, o “Garoto Bombril”. (veja abaixo) Ao todo, Olivetto conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. No festival Profissionais do Ano, organizado pela Rede Globo, ele foi o criativo mais premiado dos últimos 30 anos. LEIA TAMBÉM Olivetto morre aos 73 anos; publicitário estava internado em hospital no Rio Ele se recusava a fazer campanhas políticas e só declarou voto no Brasil uma vez Morte de Olivetto: veja repercussão entre autoridades, políticos e famosos O artista foi nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media Internacional, além de ter sido eleito duas vezes o publicitário do século pela ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Ele também venceu o Clio Lifetime Achievement Award, um dos prêmios de maior prestígio da publicidade mundial, em 2014, e foi escolhido como o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o Creative Hall of Fame, do The One Club – uma espécie de “Calçada da Fama” dos profissionais de publicidade. Olivetto produziu os únicos dois comerciais brasileiros presentes na lista dos 100 maiores do mundo de todos os tempos. O primeiro, de 1987, é o filme “Primeiro Sutiã”, desenvolvido para a marca de roupa íntima Valisère. Nele, uma adolescente ganha seu primeiro sutiã e passa a se sentir mais confiante. Veja abaixo: Propagandas marcantes de Washington Olivetto: O primeiro sutiã O segundo, de 1989, é o filme “Hitler”, comercial feito para a Folha de S. Paulo. Em um minuto de vídeo, o narrador conta feitos positivos de Adolph Hitler para a economia alemã, sem revelar de quem se tratava. Ao mostrar, então, Hitler, ele diz “é possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”. Veja abaixo: Propagandas marcantes de Washington Olivetto: Hitler Publicidade na veia Washington Olivetto nasceu em São Paulo, em 29 de setembro de 1951, e se interessou pela publicidade logo no começo da juventude, sem chances para outras carreiras. A influência veio de seu pai, que era vendedor. Ele estudou publicidade e propaganda na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), mas não chegou a concluir o curso. Apesar disso, começou a trabalhar na área ainda bem jovem, aos 18 anos, em 1969, quando foi contratado como redator em uma agência. Foi lá onde, com poucos meses de trabalho, produziu um comercial para a Deca, conhecido como “O Pingo”. Na produção, uma torneira fica pingando água por 21 segundos, até que um locutor anuncia que a empresa está lançando uma torneira com um mecanismo de vedação, e conclui: “Por isso, se a sua torneira Deca estiver vazando, é porque você simplesmente esqueceu de fechar”. Anos depois, em 1973, este comercial ganhou o prêmio Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes, o primeiro da carreira de Olivetto. Veja abaixo: Propagandas marcantes de Washington Olivetto: O Pingo Já no ano seguinte, em 1974, garantiu o primeiro prêmio Leão de Ouro da publicidade nacional no Festival de Publicidade de Cannes, com o comercial “Homem de 40 Anos”. No comercial, fotos de homens famosos que só fizeram sucesso depois dos 40 anos, como Mahatma Ghandi, Donald Trump e Albert Einstein, são exibidas, enquanto um narrador fala que as empresas deveriam dar oportunidades para homens mais velhos e retirar exigências de idade de seus anúncios de vagas. Veja abaixo: Propagandas marcantes de Washington Olivetto: Homem de 40 anos Em 1986, foi para a agência de publicidade GGK, que tempos depois, quando Olivetto e dois sócios (Gabriel Zellmeister e Javier Llussá Ciuret) assumiram o comando, se tornou a W/Brasil. A empresa também abriu filiais nos Estados Unidos, Portugal e Espanha e se tornou uma das agências mais premiadas do mundo. Em 2010, a W/ se uniu à agência McCann, passando a se chamar W/McCann, onde Olivetto foi chairman até 2018. Em 2020, o publicitário lançou seu podcast, o WCast, onde falava sobre suas histórias e temas atuais ao mercado de publicidade. Sua criatividade para as campanhas que elaborou era tamanha que foi até reconhecida em músicas de Jorge Ben Jor. Em “Engenho de Dentro”, o compositor recita: “A cabeça do Olivetto É igual a uma cabeça de negro Muito QI e TNT Do lado esquerdo” Outra canção levou, ainda, o nome da empresa fundada por Olivetto: “Alô, Alô! W/Brasil”. Garoto Bombril Foi em 1978, com 27 anos, que criou um dos maiores símbolos da propaganda de TV nacional: o “garoto Bombril”, interpretado por Carlos Alberto Bonetti Moreno. Desde o fim da década de 1970, foram inúmeras propagandas para a marca de esponja de aço. Veja abaixo: Propagandas marcantes de Washington Olivetto: O Garoto Bombril A campanha se estendeu por anos, com diversas versões e o mesmo ator. Em uma das muitas propagandas memoráveis da Bombril com criação de Olivetto, o ator Carlos Moreno interpreta diferentes personagens para falar sobre o produto de forma personalizada, como intelectuais, sambistas, rockeiros e grã-finos. Ainda nas campanhas envolvendo a Bombril, destaque para uma propaganda do amaciante Mon Bijou, criada em 1988, também interpretada por Carlos Moreno. "Você também é bom, não precisa ficar chateado": A peça falava sobre o sucesso do amaciante Mon Bijou de um jeito bem ousado: mostrando e nomeando também o principal concorrente do produto. Depois de a marca concorrente reclamar, o comercial foi relançado com um saco cobrindo o amaciante da outra empresa – e com alfinetadas: “Andou reclamando e não vai mais aparecer na televisão”. Veja a primeira campanha: Propagandas marcantes de Washington Olivetto: Mon Bijou x Confort - Parte 1 O relançamento: Propagandas marcantes de Washington Olivetto: Mon Bijou x Confort - Parte 2 Também para produtos da Bombril, foi o responsável por trás da campanha “Pense em mim”, de 1991. Durante três minutos, o “Garoto Bombril” canta o sucesso da dupla sertaneja Leandro e Leonardo, enquanto mostra o pinho Bril, assegurando que as outras marcas não se importavam com a dona de casa. Relembre carreira de Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira

FONTE: https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2024/10/13/icone-da-publicidade-washington-olivetto-criou-propagandas-emblematicas-relembre.ghtml


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